Como auto-avaliar?

1. Sê honesto/a


Ao escreveres a tua avaliação de desempenho no trabalho, sê honesto consigo mesmo. Todos temos pontos fortes e fracos e uma auto-avaliação destina-se a destacar esses pontos fortes no trabalho. Permite que apresentes soluções sobre como melhorar nas áreas mais fracas. Certifica-te que és honesto ao mencionar os momentos em que ficaste aquém no trabalho, desde algo pequeno, como chegar alguns minutos atrasado para uma reunião, até algo mais importante, como deixar passar um prazo importante.


2. Sê confiante Deves orgulhar-te do trabalho que fazes e não há nada de errado em expressares esse orgulho na tua auto-avaliação.

Embora ser honesto acerca dos erros no trabalho seja crucial, deves também mencionar as vezes em que te esforçaste ou realmente brilhaste.


3. Está comprometido/a em melhorar

Uma auto-avaliação tem tudo a ver com descobrir o que precisas fazer para te tornares melhor no teu trabalho e a verdade é que há sempre lugar para aperfeiçoamento. Certifica-te que expressas como desejas continuar a crescer.

Expressar interesse em descobrir novas maneiras de melhorar os bons hábitos e pontos fortes de trabalho, bem como as lacuans, fará com que transpareças como um colaborador que pretende crescer com a empresa.


4. Sê profissional

Nunca deves tornar as coisas pessoais numa auto-avaliação. Isto significa que não deves insultar o teu gerente ou chefe por más competências de liderança ou culpar um colega por um resultado menos bom num projeto colaborativo.

Deves assumir a responsabilidade pelas tuas próprias falhas no local de trabalho. Ser profissional também significa levar a sério a avaliação de desempenho e a auto-avaliação.


Certifica-te que reservas um tempo para escrever uma revisão que valha a pena e que não seja apressada ou forçada e, em vez disso, seja preenchida com reflexões e soluções.


5. Leva o teu tempo

Uma auto-avaliação apressada não ajudará ninguém.


Reserve um tempo para a auto-reflexão de antemão e para te sentares a escrever a tua auto-avaliação e pensar um pouco nela.


6. Sê específico/a