Como falar em público?


Só de pensar em falar em público – rotineiramente descrito como um dos maiores (e mais comuns) medos – pode fazer as nossas palmas das mãos suar.


Saber como falar e apresentar em público em essencial para integração social e, principalmente, profissional.


Deixamos-te 10 dicas para te ajudar a ultrapassar o medo de falar em público:


1. O nervosismo é normal. Pratica e prepara-te!

Todos nós sentimos algumas reações fisiológicas como o batimento forte do coração e as mãos trêmulas, mas não associes estes sentimentos a mau desempenho. Alguns nervos são bons. A adrenalina deixa-nos mais alerta e prontos para dar o nosso melhor desempenho.

A melhor maneira de superar a ansiedade é a preparação. Aproveita o tempo para planear e rever as tuas notas várias vezes. Depois de te sentires confortável com o material, pratica muito. Grava-te ou pede a um amigo para criticar a tua apresentação.


2. Conhece o teu público.

O teu discurso é sobre eles, não sobre ti. Antes de começares a criar a tua mensagem, considera a quem a mensagem se destina. Aprende o máximo possível sobre a tua plateia. Isso ajudará a determinar a escolha de palavras, nível de informação, padrão de organização e declaração motivacional.


3. Organiza o teu material da maneira mais eficaz para atingir o teu propósito.

Cria a estrutura para o teu discurso. Anota o tópico, propósito geral, propósito específico, ideia central e pontos principais. Certifica-te que estás a chamar a atenção do público nos primeiros 30 segundos.


4. Fica atento ao feedback e adapta-te a ele.

Mantém o foco no público. Avalia as suas reações, ajusta a tua mensagem e mantem-te flexível. Interaje e adapta o teu conteúdo. Manteres um discurso completamente ‘robotizado’ garante a perda de atenção, até mesmo a dos ouvintes mais dedicados.


5. Deixa a tua personalidade passar.

Sê tu mesmo, não te tornes apenas um repetidor daquilo que escreveste ou planeaste – em qualquer tipo de comunicação. Estabelecerás uma credibilidade melhor se a tua personalidade brilhar e o público confiará mais no que estiveres a dizer se te vir como uma pessoa real ao invés de uma máquina que debita informação.


6. Quebra o gelo e usa uma linguagem eficaz.

Conta uma anedota engraçada ou fala de um modo mais informal (ocasionalmente) e certamente atrairás a atenção do público criando uma conexão. O público geralmente gosta de um toque pessoal nos discursos. Uma história pode proporcionar isso.