O que são Soft Skills?

O que são competências sociais e como nos podem ajudar a ser bem sucedidos no trabalho?



Soft skills são traços de personalidade, comportamentos e competências interpessoais que usamos para interagir com outras pessoas.


No local de trabalho, representam a nossa capacidade de trabalhar de forma eficaz e harmoniosa com os outros sendo, por isso, o tipo de competências que os empregadores procuram.


Geralmente não estão vinculadas a profissões específicas, mas relacionam-se com a nossa personalidade e, como tal, são competências altamente transferíveis.


Embora sejam menos tangíveis do que as hard skills, elas podem ser aprendidas e desenvolvidas e os empregadores valorizam quaisquer vontade de melhorá-las.


Algumas competências sociais fundamentais para o local de trabalho incluem criatividade, comunicação, adaptabilidade, inteligência emocional e colaboração.


Uma pesquisa de 2018 do LinkedIn descobriu que 57% dos líderes seniores consideram que as soft skills eram ainda mais importantes do que as hard skills, pois, garante o bom funcionamento da empresa uma vez que são uma das principais razões do sucesso de uma cultura organizacional eficiente e comunicativa.



As soft skills também representam muitas competências que não podem ser replicadas pela inteligência artificial (IA), o que só aumentará a sua importância no futuro.




Ao perceberes que soft skills já dispões e quais serão benéficas para o teu trabalho de sonho, podes começar a desenvolvê-las, fortalecendo o teu currículo.